“Curso Básico de Prestação de Contas” capacita profissionais da Justiça Acreana

 

Atividade contribui para a melhoria dos atos administrativos do Tribunal de Justiça do Acre.

 

 

Oferecido gratuitamente pela Escola do Poder Judiciário (Esjud), o “Curso Básico de Prestação de Contas” foi concluído nessa terça-feira (12). Durante dois dias seguidos, pelo menos 32 profissionais, entre gestores e servidores do Tribunal de Justiça do Acre, participaram da capacitação.

Com carga horária de oito horas-aula, em modalidade presencial, a atividade foi ministrada por Luiz Guilherme e José Mário, ambos auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC).

O servidor Edson Rufino fez questão de vir do interior para enriquecer o seu conhecimento na área de atuação. “É de uma importância incalculável, pois o que aprendi aqui vou levar para o meu trabalho. Sem dúvida, vai acrescentar mais clareza e maior transparência à Administração das unidades judiciárias, e do próprio Tribunal de Justiça”, disse o supervisor da Comarca de Brasiléia.

Para Robert Marinho, que atua no Núcleo de Recuperação de Crédito (Nucri) do TJAC, o curso contribui positivamente para a dinâmica institucional. “Ajuda não somente na prestação de contas em si, mas principalmente na gestão das rotinas administrativas, no zelo com ‘a coisa pública’, na diligência com os processos e atos; e na melhor relação com as demais instituições. Tivemos um verdadeiro assessoramento e, com os estudos de caso, aprendemos com os exemplos a não repetir certos erros”, explicou o profissional.

Facilitadores

O curso foi ministrado por dois profissionais com vasto conhecimento acadêmico e expertise na área. Luiz Guilherme é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC), e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Universidade Anhanguera (Uniderp). O profissional é pós-graduado em Direito Público pela mesma universidade, e auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) desde 2011.

 

 

Já José Mário é bacharel em Sistemas de Informação pela UFAC, bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), e MBA em Desenvolvimento de WEB. É pós-graduado em Perícia, Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira, e MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo. É auditor de Controle Externo do TCE-AC desde 2008.

O conteúdo

A título de conteúdo, o curso englobou a Origem do dever de Prestar Contas; Evolução Histórica; Pontos Relevantes; Prestação de Contas no âmbito do TCE-AC; Prestação de Contas na era informatizada; Sistema de Prestação de Contas (SIPAC); e Mecanismos de Controle.