Esjud abre o segundo módulo da Formação de Formadores

Ao abrir a atividade, o diretor da Esjud, desembargador Elcio Mendes, destacou que o processo de ensino-aprendizagem é fundamental para que metas e objetivos sejam alcançados

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) iniciou nesta segunda-feira, 16, o encontro presencial da ação educacional “Elementos Didáticos Orientadores da Prática Docente: Construindo o Plano de Curso”. A atividade, credenciada pela Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam), faz parte da categoria Formação de Formadores, nível 1, do módulo 2, e ocorreu no auditório do Palácio da Justiça.

Ao abrir a atividade, o diretor da Esjud, desembargador Elcio Mendes, destacou que o processo de ensino-aprendizagem é fundamental para que metas e objetivos sejam alcançados, e que a agenda vai ao encontro de uma das diretrizes da atual Direção do Órgão de Ensino, que é a profissionalização das equipes de trabalho e rotinas de produção.

“A escola 2023 é o seguinte. Em um dia da semana passada tivemos 532 pessoas voltadas para trabalhos em eventos na ESJUD. Isso nunca aconteceu. A quantidade de editais expedidos esse ano também nunca aconteceu. A valorização dos servidores também nunca ocorreu. Importante registrar que grande parte disso se deve a presidente que hoje nos dar apoio”, disse.

Ele também acrescentou que a capacitação ministrada por servidores é algo inédito e que a “prata da casa” deve ser valorizada.

Diagnósticos

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, e o vice-presidente, Luís Camolez, estiveram presentes na atividade. Na oportunidade, eles apresentaram diagnósticos elaborados pelos servidores sobre sugestões de cursos de capacitação para as equipes de ambos órgãos administrativos. As diretorias apresentarão suas demandas nesta quarta-feira.

“Todos os setores têm a sua necessidade, e esse encontro é fundamental para apresentarmos essas demandas. Essa ação educativa capacita os educandos na formação e aperfeiçoamento de seus pares, com foco no desenvolvimento. Parabenizo a Esjud pelo brilhante trabalho”, comentou.

O desembargador Luís Camolez salientou em relação as necessidades da Vice-Presidência e apresentou um histórico das atividades desenvolvidas pela Gerência de Qualidade de Vida (GEVID), da qual ele é coordenador, durante o período da pandemia.

“Esse curso é de extremamente importância, pois proporciona um crescimento como um todo, ajudando a cada um a desenvolver as competências necessárias”, salientou.

O juiz de Direito Raimundo Nonato compartilhou sobre as dificuldades da área criminal, e o juiz-auxiliar da Presidência, Girdane Dourado, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Os formadores Breno Cavalcante e Odson Lopes apresentaram como elaborar planos de cursos atendendo as recomendações da instrução normativa 01/ 2017 da Enfam permitindo o desenvolvimento de competências.

Ao final dessa ação educacional, espera-se que os(as) participantes sejam capazes de elaborar o planejamento da atividade docente (plano de aula), no contexto da magistratura, com foco no desenvolvimento de competências.

Módulos

O módulo 1 ocorreu em setembro, durante cinco dias seguidos, e oportunizou uma formação didático-pedagógica, que propiciou reflexões relevantes sobre a prática educativa e capacitação para se elaborar o planejamento da atividade docente (plano de aula), com foco no desenvolvimento de competências. 

Ao final dos trabalhos, a turma conseguiu elaborar um plano de aula coeso e coerente com essas diretrizes adotadas, o que permite mais eficiência e resultados ainda mais positivos nas formações da Esjud.

O módulo 2, iniciou em EAD. Essa segunda parte ocorre de forma presencial, e a terceira será também em EAD. São 28h em EAD e 12h em presencial.