Esjud abre inscrições para “Oficina: Elaboração de projeto de pesquisa-intervenção para mestrado acadêmico”
Objetivo é capacitar profissionais à elaboração de projetos de natureza científica para participação em seleção de mestrado acadêmico.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) abriu nesta terça-feira (2) as inscrições para a “Oficina: Elaboração de projeto de pesquisa-intervenção para mestrado acadêmico”.
A atividade será toda realizada na modalidade EaD, de forma síncrona e assíncrona, pelas plataformas digitais Google Meet e Google Classroom, bem como pelo WhatsApp, e-mail ou outro meio que se entender conveniente.
Quem pode se inscrever
O público-alvo prioritário são magistradas(os) não aposentadas(os) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) aprovadas(os) em procedimento de vitaliciamento, sob supervisão da Corregedoria-Geral da Justiça (Coger). Mas não podem possuir diploma de mestrado emitido por Instituição de Ensino Superior do Brasil (IES) ou por universidades estrangeiras, por meio de revalidação por universidades públicas, quando há os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
Já o público-alvo remanescente são magistradas(os) não aposentadas(os) do Tribunal, aprovadas(os) em procedimento de vitaliciamento, sob supervisão da Coger. E também magistradas(os) que estejam em processo de vitaliciamento.
Inscrições e realização
O período de matrícula vai até o dia 11 de maio deste ano. Basta acessar diretamente o link https://escola.tjac.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/listar.xhtml ou o Portal da Escola (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida Inscrições/Agenda. Já a realização da atividade se dará entre os dias 17 e 26 do mesmo mês – o cronograma completo pode ser consultado no Edital 9/2023.
Objetivo e expectativa
O objetivo é instrumentalizar profissionais à elaboração de projeto de pesquisa e intervenção para participação em seleção de mestrado acadêmico. Os participantes devem, minimamente, ao terminar a oficina: a) Reconhecer as especificidades do mestrado acadêmico em comparação ao mestrado profissional a partir do seu objetivo e dinâmica de funcionamento; b) Compreender as características dos produtos de final de curso e seus reflexos sobre a sociedade a partir da identificação de impactos sociais, e em afinidade com Planos de Desenvolvimentos Institucionais (PDIs) das instituições parceiras; c) Formular problema de pesquisa-intervenção em consonância com as linhas de pesquisa e projetos do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Mppjdh); d) Formular objetivos da pesquisa-intervenção e gerar cronograma de ação; e) Descrever os fundamentos metodológicos na forma de etapas de trabalho; f) Redigir a justificativa a partir da perspectiva pessoal-acadêmico, institucional e dos direitos humanos ameaçados ou aviltados.
Formadora
Patrícia Medina possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras, graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Desde 2003 é professora associada da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de graduação em Pedagogia do Campus de Palmas; docente-pesquisadora do Mppjdh da Escola Superior da Magistratura Tocantinense em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), vice-coordenadora do mesmo mestrado. Coordenadora do Projeto EducaDH; presidente do Comitê de Planejamento Estratégico e da Comissão de Autoavaliação do Mppjdh. Tem experiência na pesquisa e na extensão na área de Educação, com ênfase em Formação Professores para o Ensino Superior, Gestão da Educação e Educação em Direitos Humanos. No ensino de graduação e pós-graduação ensina, principalmente, metodologias de pesquisa.