Curso de Excel Básico contribui para qualificação profissional de servidores

 

Atividade de capacitação destinada ao aprimoramento do corpo funcional do Tribunal foi concluída nesta terça-feira (8).

Oferecido gratuitamente pela Escola do Poder Judiciário (Esjud), o Curso Excel Básico contribui para a qualificação dos servidores que atuam na Justiça. Essa é a opinião dos 21 inscritos na atividade, que foi concluída nesta terça-feira (8).

O programa de formação continuada teve carga horária de 16 horas-aula, modalidade presencial, e foi executada no Laboratório de Informática da Escola, sob a condução de Breno Cavalcante, especialista em Redes de Computadores e mestrando pela Ufac.

 

“Nunca tive oportunidade de fazer nenhum curso na área de Informática, pra mim era um verdadeiro bicho-papão. Vai ser muito útil, pois parte do serviço que exerço no meu dia a dia exige conhecimento de Excel, e tinha de pedir ajuda para algum colega. Agora vai ser o contrário, eu é que vou ajudar a quem precisa”, afirmou Gláucio Lira, que atua na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco.

 

 

A avaliação formativa se utilizou de instrumentos de verificação propostos pelo facilitador, no decorrer das aulas, e fundamentadas na valorização teórico-prática.

Para Deborah Karen, servidora do TRE-AC, a parceria institucional entre o Tribunal de Justiça do Acre e a Corte Eleitoral “eleva a qualificação dos servidores”. A profissional considerou que o curso é de “suma importância para o conhecimento e aprimoramento”, especialmente porque em seu trabalho precisa lidar com planilhas, tabelas, fluxos, orçamento e levantamento de custos. “Fazia tudo de forma muito arcaica, mas, a partir de agora, será de modo mais rápido, eficiente e seguro”, completou.

 

Participantes satisfeitos

As aulas tiveram na interação com o facilitador o seu ponto alto, vez que Breno do Nascimento apresentava diversos modelos de planilhas, e orientava os participantes como deveriam proceder. Ao mesmo tempo, tirava-lhes as dúvidas, e acrescentava informações.

“Como sou da área jurídica, minutava decisões e fazia audiências. Já na Drvac eu conheci o mundo dos contratos administrativos, o que, necessariamente me obrigou a saber lidar com tabelas. A Esjud, sempre comprometida com a a nossa formação, atendeu prontamente ao pedido de inscrição (meu e dos meus colegas). Esses dias foram bastante engrandecedores. O professor é dinâmico e extremamente preparado. Agradeço especialmente aos servidores da Escola pelo compromisso”, declarou a servidora Renata Augusta.

Ao final das atividades, os profissionais fizeram a avaliação do curso pelo próprio sistema desenvolvido pela Esjud, chamado SiGEn. Eles também participaram de um registro fotográfico, que celebrou o momento, demonstrando satisfação com os resultados alcançados.