Esjud aperfeiçoa educação com Sistema de Gestão do Ensino (SIGEn)

 

Ferramenta facilita acesso e integração dos profissionais da Justiça, e contribui para melhor capacitação e qualificação.

 

A Escola do Poder Judiciário (Esjud) do Tribunal de Justiça do Acre passou a lançar mão do Sistema de Gestão do Ensino (SIGEn). A moderna ferramenta inovou a perspectiva educacional, na medida em que permite melhor acesso e maior integração de magistrados, servidores, colaboradores e do público externo.

O desembargador-diretor Roberto Barros tem assinalado que é preciso estabelecer um liame entre a tecnologia e as atividades curriculares desenvolvidas pela Escola, de maneira que se possa obter mais eficiência e maximizar os resultados.

O mecanismo vai propiciar também uma avaliação mais consistente dos cursos e demais atividades oferecidas pela Escola.

Idealizada pela atual Direção da Esjud, o desenvolvimento do SIGEn teve apoio da Administração do Tribunal de Justiça do Acre, e contribuição dos profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec).

O SIGEn

O SIGEn foi construído para para auxiliar na gestão do Ensino da escola. O acesso ao sistema pode ser feito pelo portal (https://esjud.tjac.jus, em seguida clicar no botão SIGEn) ou diretamente no link https://esjud.tjac.jus.br/sigen

Por meio do sistema será possível cadastrar cursos, turmas e formadores e fazer inscrições de alunos em novos cursos. O aluno acompanhar todos os seus certificados. O aluno (servidor) não vai precisar ir até a escola para ter acesso a certificado.

Todo processo de avaliação institucional (avaliação de reação e de aplicação) será feita diretamente pelo sistema.

Também será possível gerar diversos relatórios de aprovado, reprovados, desistentes e outros.

O sistema vai auxiliar no gerenciamento de cursos presenciais e Ead, bem como guardar toda a memória de cursos e turmas ofertadas pela escola.

A importância da Esjud

A Escola do Poder Judiciário é um órgão de apoio do TJAC voltado ao estudo, à pesquisa e à reflexão sobre os temas que emergem no dia a dia da Instituição e do contexto social no qual está inserida.

Por isso mesmo, o desafio é a formação, capacitação e qualificação do seu corpo funcional. Magistrados, servidores e colaboradores sendo preparados à constante melhoria na prestação jurisdicional e dos serviços.